O Google Analytics é uma ferramenta indispensável para qualquer profissional de marketing digital. O trabalho de SEO, por exemplo, só faz sentido quando conseguimos mostrar no final do mês que os objetivos traçados no início da campanha estão sendo alcançados e, se não estão, o que faremos para alcançá-los.

 

A prova do GAIQ (Google Analytics Individual Qualification) é composta por 70 questões de múltipla escolha (questões em que você escolhe apenas uma resposta certa e outras em que você deve marcar mais de uma resposta certa).

O exame dura 1 hora e meia e para passar você precisa acertar 80% das questões.

 

Esse post da Paula Albocino é muito bom. Ela colocou várias dicas valiosas que indico. A principal dica, que realmente fez a diferença, foi assistir a todas as lições do Google Conversion University. São 25 lições que ajudam a sedimentar os conhecimentos até para quem já utiliza o Analytics com frequência.

 

No meu exame caíram várias questões envolvendo a integração do Adwords com o Analytics, portanto, estudem bem essa parte e tenham uma conta no Adwords para que possam dar uma olhada.

Outra dica é manter aberta em outra janela essa ferramenta para expressões regulares. Na minha prova caiu uma questão e essa ferramenta me ajudou.

No final, se tudo der certo, você recebe um certificado como esse:

 

O exame custa U$50 e só está disponível em inglês. Você pode se inscrever no centro de testes do Google.

Boa sorte!